24 de fev de 2013

10 Livros que viraram filmes e disputam o Oscar 2013


Hoje é dia de Oscar (bebê!) como este ano os mais fortes concorrentes a ganhar a estatueta tiveram sua origem de livros, fizemos desta lista uma seleção com 10 livros que viraram filmes e podem ganhar o Oscar 2013.


 1 – As Aventuras de Pi, de Yann Martel: Um livro até então considerado “infilmável” relatando a épica jornada de um jovem rapaz preso em um bote com um tigre após o naufrágio, recebeu 11 indicações ao Oscar. O livro no Brasil é acompanhado de alguma polêmica, mesmo tendo o autor deixado explícito ter inspirado-se em um trabalho do autor brasileiro Moacyr Scliar.
 2 – Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln, de Doris Kearns Goodwin: O grande favorito a levar as principais estatuetas do Oscar, das 12 indicações, é a biografia da lenda política americana, Lincon.

 3 – Os Miseráveis, de Victor Hugo: O clássico dentre suas dezenas de adaptações, pode inclusive surpreender na disputa de melhor filme do ano. Retratando a França do século XIX a obra versa sobre o mais clássico dos sentimentos num enredo com drama e uma grande história de amor. 

4 – Juicy And Delicious, de Lucy Alibar: Livro que deu origem filme Indomável Sonhadora, tem uma trama que gira em torno de uma forte história de amor e devoção entre pai e filha e a influência em suas vidas das dificuldades que atravessam. No Oscar, concorre  a pequena atriz Quvenzhané Wallis, de apenas 9 anos, que nos testes de filmagens teve de mentir a idade, dizendo ter os 6 anos, ao invés de seus verdadeiros 5 anos. 

5 – Argo, de Antônio Mendez e Matt Baglio: O livro que retrata o incidente em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 53 reféns, viu sua adaptação ser uma das mais premiadas no Globo de Ouro, e também disputa o Oscar, lutando inclusive pelo melhor filme do ano.  
                                                  
6 – O Lado Bom da Vida, de Matthew Quick: Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, o professor Pat ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua ex-mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. A adaptação disputa as principais categorias do Oscar, como melhor roteiro adaptado e melhor filme. 

 7 – The Pirates, de Gideon Defoe: A série de livros infantis inspirou  o filme que concorre a melhor animação no Oscar 2013, tendo inclusive o autor como roteirista da adaptação.
  8 – Anna Karenina, de Liev Tolstói: Outra adaptação de clássicos da literatura, dentre as categorias que disputa está a de melhor fotografia.
   9 – O Hobbit, de J. R. R. Tolkien: Um Jornada Inesperada, primeiro filme da trilogia baseada na obra base de Tolkien obteve apenas indicações técnicas, entre elas o de melhores efeitos visuais.
 10 – Branca de Neve, Irmãos Grimm: O conto dos irmãos Grimm continua a receber releituras no cinema, e no Oscar 2013 dois filmes diferentes inspirados no conto, Espelho, Espelho Meu, e Branca de Neve e o Caçador disputam estatuetas em categorias técnicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...