23 de mar de 2014

Review - Pretty Little Liars - A Is For Answers - Season Finale


E o episódio mais esperado da série finalmente chegou, e eu realmente gostei...

A tão aguardada e esperada season finale de PLL foi ao ar essa semana e como eu disse, consegui gostar bastante do episódio porque vários segredos e mistérios da série foram revelados de uma forma bacana, coerente, claro que o principal não foi, mas por enquanto foi o suficiente. O episódio foi lindo literalmente, porque ter Alison aparecendo praticamente o episódio inteiro como foco das atenções foi um colírio para meus olhinhos, além do fato da atriz ser muito talentosa e conseguir interpretar um papel tão ambíguo onde hora faz uma bitch, hora faz uma menina mais emotiva. Alison ofuscou totalmente as outras meninas, inclusive Spencer que vinha sendo destaque em todos os episódios(fora o 23) e não esperaria nada menos que isso pois ela é o pivô de tudo na série. 

Começamos o episódio com Noel Kahn renascendo das cinzas né, onde estava esse menino? E o por que dele estar ajudando Alison? Será que ela sabe alguma coisa dele e estava pedindo favores em troca? Isso foi uma das poucas perguntas que ficaram sem respostas, espero que na próxima temporada revelem um pouco mais sobre isso. No frigir dos ovos, ele acaba levando Alison as meninas e temos o início de uma longa conversa regada de flashbacks deliciosos sobre a tal noite do suposto desaparecimento da Alison. Eu gostei desse momento pois dona Marlene teve o cuidado de colocar os flashbacks em ordem cronológica da fatídica noite e foi interessante ver todos os passos de Alison nessa noite. A primeira metade do episódio praticamente se resumiu a Alison revelando tudo sobre aquela noite e também aos Hastings sendo interrogados na delegacia com o detetive Holbrook. Alison revela que -A começou suas ameaças com ela naquela noite de Hallowen(do primeiro episódio temático se não me engano) e partir daí passou a desconfiar de Jenna. Para dar uma espairecida na cabeça, Alison decide passar um fim-de-semana com Ian, só que Melissa chega lá para atrapalhar tudo e tem uma briga com Ian. Alison ouve tudo, abre o notebook do Ian e pega os vídeos do famoso NAT Club. No meio de todos os vídeos, estava lá o da Jenna "abusando" do Toby e com isso Alison ameaça Jenna, pensando que ela fosse -A. No entanto ela continua a receber SMS e ameaças. Depois disso, Alison estava a sair de casa para ir se encontrar com as outras liars, sua mãe estava no telefone discutindo com alguém, seria Jason? Peter Hastings? Não sabemos, o que sabemos é que ela proíbe Alison de sair de casa mas como boa filha que ela é, ela desobedece e vai mesmo assim. Além disso ela ainda pega uns remédios de Jessica na sua bolsa.

Agora somos praticamente transportados para o piloto da série, com a repetição da cena da Alison chegando e assustando as meninas etc, mas com uma pequena diferença que não havia sido mostrada. Alison coloca os remédios da mãe na bebida das meninas, que acabam dormindo. Nesse momento Toby se encontra com, entretanto não aparece ele, muito menos a conversa completa deles. Após isso, Alison se encontra com Ian e ela o ameça, dizendo que vai expôr os vídeos do NAT Club e eles tem uma briguinha. Ela sai e acaba encontrando com Ezra, que a esta altura estava bem bravo por ela ter mentido sua idade. Depois de tudo isso temos o embate entre Alison e Spencer e descobrimos o que realmente aconteceu. Alison volta para o celeiro e dá de cara com Spencer acordada, as duas brigam e Spencer vai atrás dela como já vinha sendo mostrado nas lembranças de Spencer nos episódios passados, mas agora sabemos o final disso. Spencer pega a pá e ao invés de utilizá-la em Alison, ela acaba tropeçando e derrubando seu potinho de drogas no chão, nisso ela implora para Alison não contar para ninguém, principalmente para seus pais. Nesse momento Alison mostra um lado seu raro de se ver(pelo menos naquela época da cronologia da série), mostrando-se toda amiga, dizendo que não ia contar para ninguém. Isso não foi nenhuma novidade, todos sabíamos que Spencer não tinha feito nada e isso só foi mais uma das enrolações da série, claro que ainda tem a suspeita da irmã gêmea, falarei sobre isso mais para frente. Após essa briga, Alison acaba voltando para casa e vê sua mãe na janela e nesse momento ela leva uma pedrada de alguém(apostas? Eu acho que é o Jason, e ultimamente tudo aponta para isso). O pior não chegou ainda, Jessica enterra Alison viva, vivinha da silva. Eu gostei da atuação da Sasha principalmente nesse momento, foi muito boa, consegui me emocionar. Essa atitude da sua mãe só prova que ela tava tentando proteger alguém desse ato, só que ela não contava que sua filha não estava realmente morta. Isso só contribuiu mais para ser o Jason o autor da tentativa de assassinato de Alison, ou até mesmo a tão falada irmã gêmea. Como todos sabemos, Sra. Grunwald acaba salvando Alison, essa acaba indo para o hospital e depois disso Mona a encontra na rua, acaba lhe dando um abrigo temporário, tratamento, etc e nesse momento Mona aconselha a Alison fingir a própria morte, fugir, desaparecer para o seu próprio bem. Alison aceita a ideia e foge, mas nem se tocou que foi manipulada por Mona, esta que é fissurada por Alison(ou a irmã gêmea?). Alison acaba revelando também que foi ela quem empurrou Ian da torre da igreja, mas ele não morreu nessa queda e sim só depois, provavelmente pelas mãos de -A. E ufa, tantas revelações por parte da Alison, gostei bastante disso e já tinha passado da hora de sabermos sobre todas essas coisas. 

Simultaneamente a toda essa conversa, a polícia estava que nem louca atrás das meninas. A polícia a essa altura do campeonato já tinha conseguido prender Cece, esta que acaba revelando que Alison está viva. Não sei ainda até que ponto Cece está envolvida, se ela estava ajudando Alison(não me pareceu isso) ou se tava trabalhando junto com -A(mais provável) e acabou sendo traída. Junto com Cece, tivemos uma reunião da família Hastings na delegacia, com o patriarca Peter, matriarca Veronica e a Melissa vinda diretamente de Londres só para ajudar a irmãzinha. Achei interessante e até engraçada a tática do detetive Holbrook de manter eles na delegacia e conseguir informações sobre Spencer, mentindo um para o outro, o sinal do celular, os jornalistas. No entanto, o que me deixou mais encucado foi a conversa entre Peter e Melissa, onde ele diz "Eles sabem, no o que eu errei para encobrir?"(mais ou menos isso ele fala) e Melissa fala que não foi Spencer que matou a garota, ela sussurra no ouvido do pai e ele faz uma cara de espantado. Será que Melissa fez isso? Mais um questionamento para a próxima temporada. Eu sempre achei que Melissa tinha alguma culpa no cartório, no começo dessa temporada já tinham levantado essa bola mas acabaram inventando uma desculpa para ela.

Já na metade final do episódio, ele dá uma movimentada e temos uma pequena perseguição de -A atrás das meninas. -A consegue invadir o esconderijo de Alison punhado de uma pistola e persegue as meninas até o telhado. Uma coisa a dizer é como esse -A tem uma mira ruim hein, deus o livre, até eu faço melhor. Já no telhado, do nada aparece Ezra salvador da pátria, que acaba lutando com -A e levando um tiro na barriga(vocês ouviram o barulho desse tiro? Sinceramente eu não ouvi). Hanna pega a arma, aponta para -A e pede para ele/ela tirar a máscara e aí me pergunto, por que diabos Hanna não atirou nele/a??? Pelo menos atirasse na perna para imobilizar, ele/ela não sairia dali. Acho que os neurônios da Hanna deram uma falhada nessa hora, porque ultimamente ela vinha sendo bem inteligente e prestativa. Com essa burrice da Hanna, -A dá um salto triplo mortal carpado e pula para o outro prédio fugindo dali e nesse momento deu para perceber que era um homem para fazer aquilo(se houver coerência). Se sucedeu mais uma cena emocionante com Ezra ali na beira da morte, eu sei que Lucy Hale ainda tem muito a melhorar em cenas dramáticas assim mas acabei gostando de todos nessa cena, principalmente o próprio Ian Harding(Ezra), mas será que ele realmente morreu? Eu sinceramente não queria isso, pois ele parece ser a única pessoa do "bem" a saber realmente quem é -A, porque quando ele chegou no telhado ele falou que sabia quem era e que a polícia estava chegando ali. Também não quero que ele morra porque Aria sem Ezra não existe, por muito tempo foi o casal principal e mais amado da série(apesar de estar bem chatinho nas últimas temporadas). Mas o final do episódio foi mais bombástico ainda, aparece alguém(parceiro/a do Big -A) carregando Jessica DiLaurentis para uma cova e a enterrando, ela parecia supostamente morta. Se ela realmente morreu quem matou ela? E quem estava carregando o corpo dela? Mais perguntas para a season 5. Para mim o forte candidato a pelo menos ter tentado matar Alison é Jason(não sei quanto a ser -A), por enquanto todas as pistas apontam para ele, além do mais que faz sentido Jessica proteger o filho mais velho, no entanto em PLL realmente tudo pode acontecer. Não podemos descartar também a hipótese da gêmea Courtney que acho(e todos acham) vai ser tratado na próxima temporada.

Fazendo um balanço geral da temporada, foi mais uma temporada irregular mas conseguiu ser melhor que a anterior, principalmente depois da volta da pausa. Depois da pausa a série voltou com bons episódios, bem focados na trama principal, sem enrolações e conseguindo certa regularidade(que caiu em terra com o episódio Shadow Play). Na minha opinião esse formato de 24 episódios por temporada é muito falho, são episódios demais, deixa a temporada cansativa, com muitos fillers inúteis, a série com 13 por temporada seria bem melhor aproveitada. Falando em si da season da finale, digo que foi uma das melhores, se não a melhor na questão da quantidade de revelações, no modo como isso foi revelado e nem foi preciso aquela correria pra lá e pra cá, a primeira metade do episódio foi praticamente de flashbacks e baseou-se na conversa das meninas e só a segunda que teve uma pequena ação e mesmo assim o episódio conseguiu me prender só com a conversa e com os flashbacks(que são sempre recursos interessantes). Claro que essa season finale teria sido melhor se o roteiro INTEIRO não tivesse vazado algumas semanas antes da exibição do episódio. Várias pessoas já sabiam o que ia acontecer(inclusive eu) e isso acaba com aquela apreensão, aquela curiosidade sobre o que vai acontecer e era óbvio que a ABC Family não iria reescrever isso e regravar né, a emissora trabalha com baixos custos, mesmo PLL provavelmente tendo maiores recursos por ser o carro chefe do canal não iriam perder esse tempo, só espero que isso não volte a acontecer na season 5 e que demitam o responsável por isso porque é crime. Já falei demais né, desculpem a gigantesca review mas é que tinha bastante coisa para dizer.

P.S.1: Sério gente, essa Sasha é gata demais, namora comigo? *-* hahaha
P.S.2: Até esqueci de comentar que Alison foi ver o Byron(pai da Aria) na noite do desaparecimento dela, mas essa cena já tínhamos sido agraciados a um tempo atrás.
P.S.3: Será que Ella saiu em definitivo da série? Já que vai casar na Áustria com o cara lá.
P.S.4: Menino Mike cadê? Toby? Jenna? Lucas? Wren? Shana?
P.S.5: E vendo o Instagram da Janel Parrish parece que teremos Lucas de volta a série na próxima temporada.

Audiência do episódio: 3.116 milhões de espectadores e demo de 1.3

E vocês o que acharam da season finale? O que acharam dessa quarta temporada? E quais as expectativas para a season 5? Valeu povo por lerem minhas reviews e estaremos de volta 10 de junho com o retorno dessa "nave louca" como diria Pedro Bial que é PLL, abraços galera até.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...