24 de set de 2014

Primeiro Olhar | Gotham – 1x01 – Pilot

"Não existe crime organizado sem lei e ordem"


Quando "Gotham" foi anunciada, muitos ficaram céticos quanto a qualidade do que seria apresentado, afinal como contar a história da cidade sem focar em seu maior herói? Pois bem, a série escolheu um caminho bastante arriscado, porém foi competente ao deixar claro em seu material promocional que o foco da história seria a cidade, antes mesmo do surgimento de seus personagens mais icônicos. Considerada uma das estréias mais esperadas da Fall Season 2014, a série não decepciona, apresentando um piloto bem construído, com poucas falhas, e que consegue agradar tanto o público geral quanto os fãs do homem morcego.

O episódio gira em torno da resolução de um dos assassinatos mais famosos da história de Gotham : Thomas e Marta Wayne. Esse definitivamente é um momento bastante particular do universo do homem morcego, e que por mais que já tenha sido abordado várias vezes, ainda é chocante de acompanhar. A partir dai, Jimmy Gordon começa a investigar e entender exatamente aonde está pisando e logo percebe que há muito mais por trás desse crime do que o que se aparenta, uma vez que até o próprio chefe da máfia na cidade está encobrindo o verdadeiro assassino.


A cidade de Gotham sempre foi vista como o oposto de Metrópolis, cidade do Superman, enquanto esta sempre é retratada com tons mais claros e trilhas sonoras mais leves, Gotham é retratada como uma cidade sombria, dominada pelo crime e sem nenhuma esperança, e a série acertou no ponto nessa retratação. As cenas do episódio retratam bem uma cidade com aspecto obscuro, com altos índices de criminalidade e o perigo rondando cada esquina, a trilha sonora também se encaixou muito bem.

A maior parte dos personagens foram bem introduzidos. Os atores e atrizes escolhidos fizeram um bom trabalho, em termos de atuação todos estavam muito bem e deram a força necessária aos seus personagens. O Jimmy Gordon de Ben Mackenzie convence como o jovem promissor recém chegado a Gotham e que se vê no meio de uma rede de corrupção e mentiras, ele desenvolve uma relação de confiança com o jovem Bruce Wayne, também muito bem interpretado aqui e já demonstrando mudanças em seu comportamento após a morte dos pais, o que o levará a se tornar o homem morcego no futuro.


As origens de vilões como Hera Venenosa, Selina Kyle, Charada e Pinguim estão bem retratadas lá, mas definitivamente o Pinguim rouba a cena. O ator consegue captar a personalidade assassina do personagem e transmite seus distúrbios psicológicos com poucas palavras e um olhar, sendo responsável por boas cenas nesse piloto, o que provavelmente deve se repetir nos próximos episódios. Já a Hera Venenosa, Selina e Charada ficaram um pouco apagados, porém ficou claro que eles foram apenas introduzidas ali, o desenvolvimento com certeza virá no momento oportuno, principalmente para a Selina, que foi testemunha do assassinato dos Wayne.



Apesar de uma grande tendência a se tornar um procedural policial, "Gotham" não deve se limitar a isso, podendo ir muito além ao abordar elementos que antecedem o surgimento do homem morcego, justificando o surgimento do mesmo no futuro e a ideologia que está por trás dele. A história tem máfia, crime organizado e policiais corruptos, o que deve render boas tramas no futuro e proporcionar algumas discussões sobre o crime e a lei. O desafio da série é apresentar sua trama própria e ao mesmo tempo reafirmar que se trata de uma série do universo do Batman sem a presença do herói, pelo menos a princípio, o resultado foi bem satisfatório.

2 comentários:

  1. Olha, eu gostei do cenário sombrio da cidade!!!!
    Mas acredito ser muito cedo julgar a série apenas por um episódio.
    Eu achei fraco e pra mim ainda fica difícil ver Gotham sem o Batman.
    O negócio é esperar.
    O Pinguim é bem sombrio mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Agora resta ver como eles vão conduzir a série e firmar essa "independência" do Batman. Tem tudo pra ser sucesso, mas vamo aguardar pra ver :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...